Clínica Ikegami

Astigmatismo

O astigmatismo é um distúrbio ocular bastante comum, diagnosticado nas mais diversas idades. Quem sofre com este tipo de problema enxerga os objetos embaçados, o que acaba provocando além de cansaço dos olhos, dor de cabeça.

Uma pequena deformação na córnea é comum, especialmente relacionada ao processo natural de envelhecimento. Até por causa disso muitas pessoas acabam identificando pequenos graus de astigmatismo após exames de rotina. A maioria dos casos não altera significativamente a visão, não sendo necessário tratamento.

Histórico familiar para astigmatismo e traumas oculares estão entre os fatores de risco.

O que é astigmatismo?

Astigmatismo é um erro refrativo caracterizado pela dificuldade de focalização da luz sobre a retina de forma uniforme, o que faz com a pessoa veja tudo desfocado, independente da distância.

A córnea ou cristalino desses pacientes não é uniformemente curva. Sendo assim, os raios de luz são refratados em angulações diferentes, produzindo imagens embaçadas.

Em muitos casos o problema aparece em combinação com outros distúrbios, como miopia e hipermetropia, e pode estar presente desde o nascimento ou mesmo se desenvolver ao longo da vida.

Existem várias causas possíveis para o aparecimento do astigmatismo.

Além da genética, fatores ligados a alteração incluem traumas, acidentes, complicações cirúrgicas e o hábito de coçar ou esfregar muito os olhos.

Sintomas de astigmatismo

Alguns sinais ajudam a perceber o distúrbio. Segue uma breve lista dos seus principais sintomas:

• Visão embaçada
  • Dificuldade para enxergar de perto
  • Dificuldade para enxergar de longe
  • Dores de cabeça
  • Dores nos olhos
  • Cansaço ocular
  • Sensibilidade à luz
  • Confusão entre letras ou números parecidos
  • Piora da acuidade visual à noite ou em lugares com pouca iluminação

Diante de tais alterações, o médico oftalmologista deve ser consultado.

O principal objetivo do tratamento é melhorar a acuidade visual do paciente.

Lentes corretivas
As lentes corretivas são a primeira opção para pacientes com astigmatismo. Os óculos ou mesmo as lentes de contato permitem focalizar a imagem corretamente sobre a retina.

Cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa pode ser capaz de corrigir o problema, acertando a superfície do olho. Assim como os óculos, porém neste caso de maneira permanente, a imagem é novamente focalizada sobre a retina, permitindo uma visão nítida dos objetos.

Como prevenir

Não existe uma boa maneira para prevenir o astigmatismo diretamente. A melhor forma de evitar o distúrbio é prevenindo suas causas, o que também não é possível quando o fator genético está presente.

O ideal é ficar atento aos sintomas, já que o diagnóstico precoce favorece o prognóstico e evita complicações. Além disso, evitar coçar os olhos e tomar cuidados contra possíveis infecções pode ajudar.

As consultas periódicas e os exames de rotina são indispensáveis.