Clínica Ikegami

A miopia é um distúrbio refrativo dos olhos caracterizado pela dificuldade para enxergar de longe. Você certamente já ouviu falar dela por aí. 

De acordo com o censo oftalmológico, este é o distúrbio refrativo mais comum do mundo e cresceu absurdamente ao longo do último século. Atualmente um quarto da população mundial sofre com o problema e as expectativas são de que esse quadro continue evoluindo.

Segundo estimativa da Academia Americana de Oftalmologia, até 2050, metade das pessoas do planeta terão miopia.

Extremamente comum, o problema dificilmente é detectado de maneira imediata, já que nem todos os objetos tornam-se desfocados à vista.

O que é miopia?

A miopia é uma condição que afeta os olhos, tornando embaçada a visão à longa distância. A alteração da visão ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, que faz com a imagem, que deveria se formar sobre a retina, se forme anteriormente a ela.

Quem sofre com o distúrbio possui o globo ocular mais longo do que deveria. Por causa disso, passa a enxergar os objetos mais distantes de forma desfocada e embaçada.

Enquanto a visão de longe torna-se turva, os objetos mais próximos podem ser vistos normalmente, com todos os seus detalhes.

Causas

Esse erro refrativo pode ter diferentes causas, que envolvem tanto fatores genéticos como ambientais.

Ainda se sabe pouco sobre a origem exata da miopia. Contudo, vale ressaltarmos algumas causas já relacionadas.

  • Períodos prolongados de leitura
  • Trabalhos que exigem foco em objetos próximos por longos períodos
  • Alterações congênitas
  • Falta de luz solar
  • Histórico familiar

Sintomas

Conforme vimos, o indivíduo que sofre com miopia apresenta dificuldades para enxergar objetos em planos distantes, mesmo sendo capaz de ver bem o que está por perto.

Outros sintomas acompanham o quadro, como dor de cabeça frequente, fadiga ocular e o hábito involuntário de forçar ou apertar os olhos.

Tratamento

O tratamento para miopia geralmente começa com o uso de lentes para corrigir o grau de refração. Este é sem dúvidas o tratamento mais usado.

Para aqueles pacientes que não conseguem se adaptar ao uso de lentes de contato ou óculos, e tenham mais de 18 anos e grau estabilizado, a cirurgia refrativa pode ser indicada. O procedimento realiza a correção da córnea, fazendo com que a luz foque como deveria.

De forma geral, as opções de tratamento são bastante úteis, recuperando a qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Como prevenir

Apesar de seu forte componente genético, algumas práticas podem ajudar a prevenir a miopia.

Um estudo realizado pela University of Applied Sciences de Utrecht demonstrou que crianças que brincam menos de 45 minutos por dia ao ar livre, além das que passam mais de 2 horas diárias usando o computador, vendo TV ou no smartphone, possuem olhos mais alongados e, por isso, mais chances de desenvolver o distúrbio.

Portanto, ficou claro que passar tempo ao ar livre, o que está especialmente relacionado à influência dos raios solares sobre os olhos, é uma ótima forma de prevenir o distúrbio.

Outras dicas também são válidas:

  • Visite o oftalmologista pelo menos 1 vez ao ano
  • Utilize iluminação adequada para os seus olhos
  • Coma alimentos ricos em vitaminas e betacaroteno
  • Não fume, o tabagismo ocasiona danos diretos à visão

Prevenir é sempre a melhor opção. Diante dos sintomas apresentados, não deixe de procurar ajuda especializada. O acompanhamento adequado é essencial ao prognóstico.